Topo
 “De Fio a Pavio”: espetáculo da Cia Cumbuca estreia no Festival Matilha e debate violência contra a mulher – Cultura Kids
fade
9836
post-template-default,single,single-post,postid-9836,single-format-standard,eltd-core-1.2.1,flow child-child-ver-1.0.0,flow-ver-1.6.1,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-grid-1480,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-sticky-header-on-scroll-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,eltd-dark-header,wpb-js-composer js-comp-ver-7.7.2,vc_responsive

 “De Fio a Pavio”: espetáculo da Cia Cumbuca estreia no Festival Matilha e debate violência contra a mulher

 “De Fio a Pavio”: espetáculo da Cia Cumbuca estreia no Festival Matilha e debate violência contra a mulher

Na terça-feira (16), às 20h, no Teatro dos Bancários, o Festival Matilha recebe o espetáculo “De Fio a Pavio”, da Cia Cumbuca Teatral. A montagem aborda aspectos de um relacionamento abusivo, trazendo para a cena, de forma poética e lúdica, reflexões sobre a violência contra a mulher e seus desdobramentos emocionais e psicológicos para as vítimas.

Indicada ao 3º Prêmio Web de Teatro do DF (2025) e vencedora do 1º lugar na categoria Montagem Acadêmica, com mais de 3 mil votos populares, a peça nasceu de um projeto de direção no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB) e consolida o trabalho do grupo de Planaltina-DF.

Sobre a obra

Inspirado na crônica “A Moça Tecelã”, da escritora brasileira Marina Colasanti (1937–2025), o espetáculo apresenta a história de uma jovem que tece um homem em seu tear para não se sentir só. Aos poucos, esse homem revela-se manipulador, enxergando no dom da moça e em seu tear mágico a oportunidade de satisfazer os próprios caprichos, mantendo-a confusa e obediente.

Ao dramatizar um relacionamento baseado em exploração, “De Fio a Pavio” não apenas emociona, mas também instiga uma consciência crítica no público. A encenação possibilita identificar diferentes formas de violência emocional e psicológica, compreender a importância de estabelecer limites e encontrar, na figura da moça, inspiração para romper com as amarras do abuso.

Festival Matilha

O projeto, idealizado pelo Coletivo Artístico CeinCena, busca conectar coletivos numerosos, territórios e periferias do DF, promovendo encontros entre artistas para refletir sobre caminhos, estratégias e políticas que fortaleçam a produção cultural. A iniciativa é necessária e urgente para impulsionar uma nova geração de grupos teatrais engajados no trabalho coletivo.

Serviço

📅 Data: Terça-feira, 16 de setembro

⏰ Horário: 20h

🎟️ Ingressos: Entrada franca

📲 Mais informações: @cumbucaciateatral @ceincena

Ficha Técnica

Elenco: Alinne Ferreira, Beatriz Barros, Cassio Oliveira, Fernanda Duarte, Lis Piantino, Lucas Castro, SUDRÉ, Vitor Max e Wander Mendes

Direção: Ander Keller

Produção: Ander Keller, Caléo e Larissa Silvestre

Produção Executiva: Ander Keller e Caléo

Comunicação: Ander Keller, Caléo e Jemima Tavares

Músico: William Mares

Iluminação: Caio Maciel e Caléo

Cenografia: Fernanda Duarte, Wander Mendes e Caléo

Maquiagem: SUDRÉ e Carla Roque

Fotos: Pêá Castro Alves

Preparação de Elenco: Caléo e Guilherme Carneiro

Assessoria de imprensa: Jemima Tavares

LUDMILA Sá Teles

Cientista política por formação, mãe, esposa e entusiasta por eventos infantis. A vinda do filho lhe tornou apaixonada pelos agitos dos pequenos e foi assim que surgiu o Instagram Cultura Kids Bsb onde divulga os melhores eventos infantis da cidade, apresenta opções de serviços para o público materno-infantil, além de fazer sorteios e coberturas e que devido ao sucesso, se tornou este site.

Sem Comentários

Poste um comentário

Siga-nos no Instagram